Amazônia 2.0 no Fórum Regional: Amazônia em Comum

De 31 de maio a 02 de junho de 2022, o projeto Amazônia 2.0, continunado a fortalecer sua articulação e posicionamento regional, participou do Fórum Regional “Amazônia em Común: Territórios, convivência e sustentabilidade".

O evento foi organizado pela Embaixada da França no Equador, juntamente com a IRD, COICA, CONFENIAE e a Universidad Estadual Amazônica, na cidade de Puyo, no Equador.

Manoel (Maná) Gomes da Silva com uma mensagem dos povos indígenas do Brasil. Inauguração da Exposição sobre Florestas Tropicais.

No âmbito do Fórum, na noite de 31 de maio, foi realizado o lançamento da exposição "Florestas tropicais, futuro do planeta", pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD); seguido pelo evento "Wayusa Científica: Olhares cruzados sobre a Floresta Amazônica" com apresentações de Diego Gutiérrez del Pozo (Universidad Estadual Amazônica), Enoc Merino Santi ( Fundação Kichwa Yaku Supay Runa) e Lolita Piaguaje (CONFENIAE).

Equipe técnica Amazônia 2.0

Aproveitando o encontro no Equador, durante a manhã de 1º de junho, foi realizada uma reunião de trabalho com a equipe técnica do projeto Amazônia 2.0, para trocar informações sobre o estado atual do projeto e as próximas atividades.

À tarde, nossa delegação formada pela coordenação regional, membros das equipes técnicas nacionais (Fundación EcoCiencia, Fundación Natura e ECO REDD) e representantes das comunidades locais; vindos do Brasil, Colômbia, Equador e Peru; participaram da mesa protocolar e da série de sessões plenárias que deram início ao Fórum Regional.

Observações do Embaixador da União Europeia no Equador, Charles-Michel Geurts

Como parte da mesa protocolar, destacou-se a presença de Frédéric Désagenaux, Embaixador da França no Equador e Charles-Michel Geurts, Embaixador da União Europeia no Equador. Também, como parte das sessões plenárias, destacaram-se as apresentações "Iniciativa Amazônia para a Vida: protegendo 80% da Amazônia até 2025" de Nadino Calapucha (COICA) e "Agenda da Mulher Amazônica" de Ana Elena Badilla (ONU Mulheres).

Margot Gonzales, da delegação A2.0 do Peru, participando da Oficina sobre o Papel da Mulher Amazônica.

Na quinta-feira, 02 de junho, foram realizados os grupos de trabalho multi-setorias e multi-atores, nos quais a delegação da Amazonia 2.0 participou, concentrando-se em três temas importantes:

  • Restauração de florestas degradadas em territórios indígenas: Quais os papéis para a academia e a cooperação internacional?
  • Bioeconomia nas comunidades indígenas: perspectivas cruzadas entre os atores.
  • O papel da mulher na economia e na participação política: formas de reconhecimento e áreas de melhoria.

A atividade terminou com uma reflexão plenária sobre as discussões noss três grupos, encerrando com a leitura e assinatura da Declaração, que reuniu as conclusões do trabalho coletivo. Além disso, o tempo foi dedicado a reflexões internas da equipe do projeto sobre as questões discutidas ao longo do Fórum.

Stand da Amazônia 2.0 na Feira Associativa

Em paralelo a estes dias úteis, a equipe Amazônia 2.0 participou da Feira Associativa do Fórum Regional, onde foi compartilhado o material de informação e comunicação do projeto. Nesta tivemos também a oportunidade de expor e vender produtos artesanais e bioempresariais das comunidades representadas pelas delegações do Equador, Brasil e Peru, que fazem parte do Consórcio A2.0.

A reunião de três dias para o projeto Amazônia 2.0 foi uma grande oportunidade para compartilhar o progresso do projeto, discutir, expandir o conhecimento e trocar experiências sobre questões-chave para a implementação em 2022.

O projeto Amazônia 2.0 é uma iniciativa colaborativa coordenada pela UICN América do Sul, viabilizada graças ao financiamento da União Europeia.