Guiana

Amerindian Peoples Association

Na Guiana, Amerindian Peoples Association (APA)está executando o projeto Amazônia 2.0 em 7 comunidades da região de Potaro-Siparuni (região 8), em conjunto como o Conselho do Distrito de Pakaraima do Norte (NPDC), numa área de trabalho aproximadamente de1.000 hectares

Nestas comunidades tem predominância dos povos da nação Patamona, em quanto em outras mora a nação Macushi. As comunidades nas que se implementa o projeto são Campbelltown, Micobie e Moruwa na sub-região 2, e Karisaparu, Chenapou, Kopinang e Monkey Mountain na sub-região 1.

Grande parte das terras florestais na Guiana estão localizadas em territórios indígenas tradicionais e já são administradas com normas consuetudinárias. Mesmo assim, e devido a que as comunidades indígenas fazem frente a ameaças externas cada vez maiores nas suas terras e ecossistemas, também estão se mobilizando para vigiar essas ameaças e fazer planos de administração para proteger seus territórios.

A mineração é uma das principais fontes de conflitos pelas terras e os recursos na Região 8, e nas comunidades nas que está se executando o projeto se registram importantes abusos dos direitos humanos assim como também danos ambientais.Entre outras ameaças estão as práticas florestais insustentáveis, a cria de gado, a construção de presas hidroelétricas para energia alternativa e, em certa medida, as controvérsias com a Comissão de Áreas Protegidas da Guiana.

A maioria das aldeias e comunidades indígenas da Região 8, incluídas cinco das que participam neste projeto, são membros doConselho do Distrito de Pakaraimas do Norte (NPDC), o que as transforma num aliado do monitoramento em base a provas. As outras comunidades tem participado nas reuniões do NPDC e temos a previsão de que sejam em breve, membros oficiais do organismo.

Além disto, uma vez finalizado o projeto, o NPDC vai poder usar a análise dos dados e os informes técnicos feitos durante as suas reuniões com funcionários do governo, assim como outras campanhas de incidência.

Contato

ESCRITÓRIO REGIONAL UICN AMÉRICA DO SUL

  • Edificio Murano Plaza, piso 12
    170515 Quito, Ecuador
  • (+593 2) 3330 684
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Envia-nos uma mensagem


© 2020 Amazonia 2.0. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Nido Interactive.