No Suriname, o projeto Amazônia 2.0 está sendo implementado pela equipe de Amazon Conservation Team Suriname (ACT-S) no centro e sul do Suriname. The Amazon Conservation Team tem mais de 24 anos de experiência no Suriname e faz parcerias com indígenas locais e outras comunidades para proteger a floresta e fortalecer sua cultura tradicional.
Juntamente com o ACT, os povos indígenas Trio e Wayana do sul do Suriname e povos afrodescendentes (quilombolas/maroon) do centro do Suriname mapearam 7,3 milhões de hectares de território. Um total de 32 monitores masculinos e femininos dessas regiões tornaram possível que mapas de uso e zoneamento da terra estejam agora disponíveis para o desenvolvimento futuro das comunidades florestais no Suriname. Além disso, a ACT apóia suas comunidades parceiras com meios de subsistência alternativos, preservação do patrimônio cultural e a implementação de várias metas de desenvolvimento sustentável.
O projeto A2.0 está sendo implementado em 6 comunidades indígenas e 10 aldeias afrodescendentes (quilombolas/maroon) conhecidas como a área Matawai. Com a implementação do A2.0 ACT, pretende-se posicionar os processos e iniciativas locais das comunidades indígenas e tribais locais em seus esforços para reduzir o desmatamento a fim de gerar impacto político, midiático e público em direção a uma melhor governança florestal no Suriname.
Devido aos grandes impactos da pandemia da COVID-19 na operação da ACT no interior do Suriname, as medidas adaptativas levaram a uma série de consultorias, a maioria das quais constituída de estudos documentais, dos quais os relatórios com recomendações permitirão que a ACT e suas comunidades parceiras continuam a construir e fortalecer os processos para que as comunidades locais sejam incluídas na governança florestal, levando assim a uma redução da degradação florestal no Suriname.