PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO FÓRUM REGIONAL: AMAZÔNIA EM COMUM

Entre os dias 31 de maio a 02 de junho de 2022, o projeto Amazônia 2.0 participou do Fórum Regional «Amazônia em Comum: Territórios, convivência e sustentabilidade», na cidade de Puyo, no Equador.

O evento foi realizado pela a Embaixada da França no Equador, juntamente com o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD em sua sigla em francês), a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA em sua sigla em espanhol), a Confederação das Nacionalidades Indígenas da Amazônia Equatoriana (CONFENIAE também por sua sigla em espanhol) e a Universidade Estadual Amazônica.

O projeto esteve presente com uma delegação de cerca de 15 pessoas vindas de 4 países: Brasil, Colômbia, Equador e Peru - entre membros das equipes técnicas nacionais, da coordenação regional e representantes das comunidades locais.

Implementado no Brasil pela UICN Brasil, a delegação brasileira do Amazonia 2.0 esteve representada por Carolle Alarcon, coordenadora técnica do projeto no país e Manoel (Maná) Gomes da Silva, assessor de asuntos indígenas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Politicas Indígenas do Acre (SEMAPI-AC) e indígena da etnia Huni Kuin da Terra Indígena Colônia 27.

Maná com Nadino Calapucha, COICA

Carolle e Manoel participaram dos diversos momentos propiciados pelo fórum desde a exposições, "Florestas tropicais, futuro do planeta", organizada pelo IRD, do evento "Wayusa Científica: Olhares cruzados sobre a Floresta Amazônica" com apresentações de Diego Gutiérrez del Pozo (Universidad Estadual Amazônica), Enoc Merino Santi (Fundação Kichwa Yaku Supay Runa) e Lolita Piaguaje (CONFENIAE). Assim como da mesa protocolar e da série de sessões plenárias que deram início ao Fórum e dos grupos de trabalho realizados no segundo e ultimo dia do evento, em torno de três temas: restauração de florestas degradadas em territórios indígenas, bioeconomia nas comunidades indígenas e o papel da mulher na economia e na participação política.

Em paralelo, Maná, com o apoio da equipe regional Amazônia 2.0, participou da Feira Associativa do Fórum Regional, onde expôs e vendeu produtos artesanais de sua comunidade. Além disso, aproveitando o encontro no Equador outras reuniões e momentos de troca de informações foram propiciados entre equipe técnica do projeto Amazônia.

Para Maná, “foi muito importante participar nesse encontro inédito, onde encontram-se povos indígenas da Amazônia, a COICA, apoiadores do povos indígenas, a embaixada da França, parceiros, todos em busca de fortalecer o crescimento e o desenvolvimento econômico e valorização do conhecimento tradicional dos povos indígenas”.

A SEMAPI -AC é um dos aliados chave do projeto no Brasil, e reflexo disso é o estabelecimento de um Acordo de Cooperação Técnica com a UICN Brasil ainda em 2018. Para 2022, atividades de capacitação para o uso, ampliação, articulação e enriquecimento da plataforma regional Amazonia 2.0 envolvendo os técnicos da Secretaria estão previstas.

O projeto Amazônia 2.0 é uma iniciativa colaborativa coordenada pela UICN América do Sul, viabilizada graças ao financiamento da União Europeia. No Brasil, o projeto é coordenado pela UICN Brasil e trabalha em 3 territórios no Acre: as Terras Indígenas Mamoadate e Alto Rio Purus e o Parque Estadual Chandless.