Equador

Fundación EcoCiencia

Amazônia 2.0 é implementado no Equador pela Fundação EcoCiencia nas províncias de Napo e Pastaza, em 10 comunidades Waorani, numa área de trabalho aproximadamente de 330 mil hectares.

Opera-se com o apoio de organizações indígenas como a Nacionalidade Waorani do Equador (NAWE) e a Associação de Mulheres Waorani da Amazônia Equatoriana (AMWAE), em conjunto com instituições governamentais como o Ministério do Ambiente.

No Equador, o A2.0 replicou o modelo de Supervisão Territorial, constituindo a Supervisão Waorani, cujos membros fortaleceram suas capacidades e estão preparados para registrar e gerenciar adequadamente as ameaças ambientais em seu território. Já há 3 monitores técnicos e 10 monitores comunitários operando e utilizando ferramentas tecnológicas.

Além disso, o monitoramento Waorani, em conjunto com a AMWAE, desenvolve e fornece acompanhamento técnico das atividades de produção sustentável como forma de a lidar com o desmatamento. Tudo isso faz parte de um modelo territorial de gestão integrado para a conservação e manejo de suas florestas, que é articulado de forma inovadora com o setor privado.     

O reconhecimento e legitimidade que a monitoria Waorani obteve no Equador, por parte do Governo pode ser visto no fato de ser agora o ponto de referência direto do Ministério do Meio Ambiente do Equador no desenvolvimento de uma estratégia de monitoramento comunitário das pressões e ameaças aos recursos florestais.

Contato

ESCRITÓRIO REGIONAL UICN AMÉRICA DO SUL

  • Edificio Murano Plaza, piso 12
    170515 Quito, Ecuador
  • (+593 2) 3330 684
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Envia-nos uma mensagem


© 2020 Amazonia 2.0. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Nido Interactive.