Oficina de Sistematização de lições aprendidas A2.0

De 24 a 26 de outubro de 2021, foi realizada uma oficina na cidade de Puyo, na Amazônia equatoriana, que permitiu dar continuidade ao processo de sistematização das lições aprendidas com o projeto.

A oficina foi facilitada por Alejandro Imbach, consultor estratégico do A2.0, e contou com a participação da equipe da Coordenação Regional e dos coordenadores técnicos do projeto no Equador, Colômbia, Brasil e Peru.

Durante os três dias de trabalho em grupo, foram realizados exercícios de revisão da Teoria da Mudança do projeto, bem como de validação e atualização das informações obtidas no exercício de sistematização do projeto em 2020. Além disso, foram realizadas dinâmicas de trabalho para discutir e avaliar questões relacionadas com a governança interna do Amazônia 2.0, as lições aprendidas com o projeto e a colheita de resultados em processos de incidência.

Esta reunião permitiu que a equipe Amazônia 2.0 estivesse presente no evento de encerramento do projeto no Equador, organizado pela nossa parceira Fundação EcoCiencia. Este evento foi realizado na manhã de 25 de outubro, também na cidade de Puyo, e incluiu apresentações de Carmen Josse, diretora executiva da Fundação EcoCiencia; Javier Vargas, coordenador técnico de A2.0 no Equador; Ana María Acosta, Diretora de Comunicação da Fundación EcoCiencia; e Sylvia Villacís, desenvolvedora do GeoVisor de A2.0. Membros do NAWE e da AMWAE, beneficiários diretos do projeto no Equador, também participaram.  

Membros da Coordenação Regional, incluindo Braulio Buendía, coordenador regional A2.0; Alejandro Imbach, consultor; e Andrea Cucalón, responsável técnica do projeto, também participaram da sessão de encerramento e apresentaram informações regionais sobre o projeto, a plataforma regional e as publicações regionais A2.0.

Esta reunião presencial de parte do nosso consórcio foi uma grande oportunidade para refletir sobre os esforços do projeto e sua sustentabilidade, assim como um encontro alegre que nos permitiu conectar com as pessoas após o confinamento resultante da pandemia da COVID-19.