A2.0 no Congresso Mundial de Conservação

Amazônia 2.0 esteve presente no Congresso Mundial da Conservação da UICN, realizado de 3 a 11 de setembro em Marselha, França.

Através de nosso estande na área de exposição do congresso, pudemos compartilhar informações e lições aprendidas do projeto, forjando relações que podem contribuir para a sustentabilidade e continuidade de nossos processos. Também entregamos material de comunicação e souvenirs das comunidades onde trabalhamos. Este espaço foi muito bem frequentado durante todos os dias da exposição, sendo um dos poucos representantes da região amazônica e da América do Sul.

Realizamos dois eventos importantes nos quais compartilhamos mais detalhes sobre a implementação e os impactos do Amazônia 2.0. O primeiro, intitulado "Conectados por nossas florestas: A Amazônia uma solução para o planeta", aconteceu no Pavilhão de Soluções Baseadas na Natureza. Esta intervenção destacou o papel da Amazônia e de seus povos na conservação da biodiversidade do planeta. Também destacou o critério 5 da norma global sobre processos de governança inclusivos, transparentes e empoderadores.

Nosso segundo evento "Conectados por nossas florestas: conservar a Amazônia com respeito cultural" (ver aqui em inglês) tornou visível os esforços nacionais feitos pelo projeto, vistos através de uma perspectiva regional e intercultural, compreendendo os diferentes contextos e desafios assumidos pelo projeto em cada área de intervenção.

A participação de nosso projeto teve uma grande ressonância, sendo resenhada por diferentes meios de comunicação: Inter France - EFE Espanha.

E fomos apresentados ainda em um artigo da equipe de comunicação da UICN - leia aqui em inglês.

Acreditamos que a participação neste evento tão importante foi estratégica neste último ano do projeto, não apenas por ser uma vitrine para compartilhar o projeto, mas também por ser um espaço de articulação. O congresso nos ofereceu a oportunidade de realizar trabalhos e reflexões internas, assim como oportunidades para gerar novas relações externas. Também nos permitiu fortalecer as alianças em que temos trabalhado, com atores regionais como COICA e OTCA, que serão de vital importância nos próximos meses.

Para saber mais sobre o que atingimos através de nossa participação neste evento global, compartilhamos os seguintes vídeos:

- Vídeo resumo da participação do CMI na Amazonía 2.0 (em espanhol).

- Depoimentos de nosso consórcio (em espanhol).

- Depoimento de Gabriel Quijandría, Diretor da UICN América do Sul (em espanhol).