LANÇAMENTO NACIONAL NO BRASIL DAS PUBLICAÇÕES E PLATAFORMA REGIONAL A2.O

No dia 21 de setembro aconteceu, em duas sessões, o Lançamento Nacional da Plataforma Regional Amazônia 2.0 (A2.0) e a Apresentação das Publicações Regionais e Nacionais do projeto.

A primeira sessão, realizada às 11h, foi marcada pela Cerimônia oficial de Lançamento Nacional da Plataforma. Um evento protocolar com a presença de atores-chave da iniciativa, incluindo Gabriel Quijandría, Diretor Regional da UICN-América do Sul e Stefan Agne, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil.

Também contou com a participação de Elcio Toya Manchineri, Assessor político da Coordenação das Nações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas Da Bacia Amazônica (COICA), Vera Reis Brown, Diretora executiva da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (SEMAPI-AC) e Vera Olinda Sena de Paiva, Secretaria Executiva da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre). Incluiu ainda uma apresentação sobre o projeto Amazônia 2.0 por Braulio Buendía, Coordenador regional Amazônia 2.0.

Na segunda sessão, realizada às 14h, foram apresentadas as principais publicações regionais e nacionais do projeto. Andrea Cucalon, Oficial Técnica Amazônia 2.0, proporcionou uma visão geral das publicações regionais prestes a serem publicadas e Carolle Alarcon, Coordenadora técnica nacional do Amazônia 2.0 no Brasil, junto com os consultores nacionais Luiz Henrique Medeiros Borges, Auá Mendes e Viviane Junqueira, apresentaram os resultados das principais publicações nacionais do projeto. A sessão técnica contou ainda com a apresentação do Geovisor, uma das ferramentas tecnológicas da plataforma, a qual permite visualizar a dinâmica das informações geoespaciais das zonas de intervenção do projeto A2.0 sobre uma variedade de tópicos. A apresentação foi seguida por uma demonstração ao vivo da ferramenta, ambas lideradas por Alejandro Imbach, consultor regional estratégico do projeto.

Com um total de 173 participantes, o lançamento foi transmitido simultaneamente em português e espanhol e reuniu uma diversidade de representantes, apoiadores e participantes do projeto, entre governos, ONGs, sociedade civil em um espaço de difusão e visibilidade das ferramentas, publicações e contribuições do projeto para o fortalecimento da governança territorial local.

A Plataforma Regional Amazônia 2.0 reúne componentes sociais e tecnológicos, abertos ao uso do público em geral, e integra a metodologia de implementação do projeto, que esperamos que possa ser replicada, escalonada e utilizada por diferentes atores. As gravações do lançamento estão disponíveis nos links abaixo. Também estão disponíveis sete vídeos tutorias que orientam o uso da plataforma.


Sessão 1: Português e Espanhol. Sessão 2: Português e Espanhol.