Comunidades no sul do Suriname agora conectadas por rádio

 

Em 16 de agosto de 2021, foi lançada oficialmente a primeira estação de rádio indígena das comunidades Trio no sul do Suriname: Tareno Media.

O projeto foi desenvolvido em 5 comunidades: Kwamalasamutu, Sipaliwini, Alalapadu, Amotopo e Curuni, onde o ACT-S instalou internet via satélite e energia solar. Além disso, a estação de rádio em Kwamalasamutu foi equipada e uma aplicação de serviço de streaming foi desenvolvida.

Como parte desta iniciativa, ACT-S treinou um radialista voluntário, e treinará voluntários de cada aldeia nos próximos meses. Cada aldeia poderá gravar e carregar seus próprios programas, que serão transmitidos a partir da estação base de Kwamalasamutu. Vários atores em Paramaribo, como a Missão Médica, o governo e outros, também enviarão conteúdo mensalmente.

A estação fornece um serviço de podcasting on-line, de modo que as comunidades indígenas e outras populações do mundo inteiro poderão agora ouvir o povo do sul do Suriname. Ter sua própria estação de rádio é muito importante para estas comunidades: Permite-lhes não apenas conectar as comunidades ao mundo, mas sobretudo conectar-se umas com as outras. Melhorar sua comunicação significa melhorar a colaboração, a coordenação e o trabalho conjunto entre as comunidades, e assim proteger seu território, fortalecer a governança indígena, lidar com as ameaças e melhorar seu bem-estar.

Este projeto foi possível graças ao trabalho conjunto das comunidades, organizações indígenas e doadores. Graças ao financiamento da União Européia, através do projeto Amazônia 2.0, ACT-S tem conseguido gravar mensagens de rádio que serão transmitidas nesta estação sobre o importante trabalho dos Rangers (monitores) apoiados por ACT.

Conecte-se e escute: https://tarenomedia.com/