MONITORAMENTO COMUNITÁRIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROTEÇÃO DOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS NA BACIA AMAZÔNICA

Na segunda-feira, 16 de agosto de 2021, foi realizada uma oficina regional conjunta entre a COICA e o projeto Amazônia 2.0 (A2.0) para a troca de experiências de monitoramento territorial comunitário na bacia amazônica.

Entre os participantes estavam líderes e técnicos indígenas da COICA e suas organizações e a equipe técnica regional do A2.0, tanto da coordenação regional como das organizações parceiras que implementam o projeto nos 6 países. Neste evento, foram apresentados o Sistema de Alerta Precoce da COICA (EWS), seu progresso e desafios, e a importância de defender os territórios indígenas na Amazônia.  Da mesma forma, os parceiros A2.0 apresentaram suas experiências e lições aprendidas nos 6 países de intervenção do projeto.

Por sua vez, Elcio Manchineri, Coordenador da Área de Território e Recursos Naturais da COICA, e delegado da COIAB, organização de referência do Brasil, disse: "é importante que unamos forças e conectemos as informações geradas nas experiências de monitoramento nos países com o sistema COICA... para nós é importante fortalecer os agentes indígenas para que eles tenham as ferramentas para realizar um monitoramento qualificado de seus territórios e recursos naturais, e também fortalecer as organizações indígenas para que possam enfrentar ações ilegais, desmatamento, infra-estrutura, petróleo e mineração; o monitoramento também deve envolver a comunidade para que eles se sintam parte desses processos".

Braulio Buendía, coordenador regional do projeto Amazônia 2.0, destacou a importância desta aliança institucional, indicando que "o monitoramento é um processo que requer o empoderamento das comunidades nas diferentes etapas de ocorrência (antes, durante e depois) para poder reagir efetivamente; a tecnologia é uma ferramenta importante para proteger os territórios, mas sem descuidar do bem-estar do povo, buscando alternativas que contribuam para a economia indígena".

É importante mencionar que o projeto A2.0, em seu último ano de implementação (2021), está focando seus esforços: (i) consolidar os processos em andamento, (ii) socializar as informações geradas, os resultados e as lições aprendidas com o projeto, e (iii) fortalecer a plataforma regional buscando sustentabilidade e articulação com os principais atores.

Neste sentido, desde março de 2021, uma série de reuniões de coordenação tem sido realizada com líderes e equipe técnica da COICA, com o objetivo de identificar possíveis pontos de articulação interinstitucional para fortalecer o monitoramento e a gestão territorial dos povos indígenas, o empoderamento das capacidades (gestão do conhecimento), o compartilhamento de experiências, o enriquecimento de repositórios e sistemas de informação, entre outros.

Nos próximos dias, o projeto A2.0 estará transferindo para COICA https://coica.org.ec/ as informações geradas pelo projeto para seu repositório CEFO Indígena https://cefoindigena.org/; ¡também disponibilizará o Geovisor com mapas e informações geradas em www.amazoniadospuntocero.com.

Amazônia 2.0 é um projeto regional financiado pela União Europeia e coordenado pela UICN América do Sul.

Veja o evento: