Amazônia 2.0 presente na V Cúpula Amazônica da COICA

Nos dias 5 e 6 de setembro de 2022, o Escritório Regional da UICN para a América do Sul, através do projeto Amazônia 2.0, participou da V Cúpula dos Povos Indígenas: Soluções para uma Amazônia Viva.

A Cúpula, organizada pela Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) e pela AIDESEP (Organização de base da COICA no Peru, em sua capacidade de anfitrião), foi realizada no Centro de Convenções de Lima. Estiveram presentes líderes dos 9 países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela), assim como representantes dos setores público e privado, organizações parceiras da sociedade civil e agências de cooperação.

Foto: Cerimônia de abertura da Cúpula. Reconhecimento de Evaristo Nungkuag, fundador da COICA.

Como parte das atividades, foram realizados vários painéis e fóruns, liderados por especialistas em diferentes campos, incluindo tópicos como: direitos dos povos e comunidades indígenas; mecanismos de proteção para defensores indígenas; bancos multilaterais, investimentos internacionais e alternativas indígenas; o impacto das empresas petrolíferas na Amazônia; bioeconomia indígena e a inclusão de mulheres e jovens na tomada de decisões.

Foto: Discurso de Lolita Piyaguaje, vice-presidente da CONFENIAE (Equador), no painel "Participação como pilar dos direitos: inclusão da mulher e da juventude na tomada de decisões para uma Amazônia Viva".

Durante os dois dias da Cúpula, foram realizados grupos de trabalho. A equipe da Amazônia 2.0 participou nos grupos sobre os seguintes tópicos:

  1. Soluções em Governança e gestão territorial.
  2. Soluções para políticas e direitos humanos.
  3. Soluções para equidade de gênero e de geração.
  4. Estratégias de parceria para a sustentabilidade financeira e operacional da COICA e de suas bases.

Foto: Grupo de trabalho sobre economia indígena e mecanismos de financiamento.

O trabalho realizado nestas mesas será o principal insumo do Plano de Ação da COICA para o próximo período, com o objetivo final de proteger 80% da Amazônia até 2025 (iniciativa "Amazônia pela Vida").

Paralelamente, durante toda a Cúpula, o projeto foi exposto na área de estandes, onde foi compartilhado material informativo e de comunicação sobre a iniciativa com todos os participantes.

Após a Cúpula, de 7 a 9 de setembro, foi realizado o XI Congresso da COICA, onde foi feita a revisão de seus estatutos, relatórios técnico-financeiros da gestão 2018-2022, bem como outros aspectos da governança interna, que lançaram as bases para o contínuo fortalecimento do movimento indígena regional e fortalecem os laços de cooperação.

Para mais informações sobre a V Cúpula Amazônica, leia aqui:
https://coicamazonia.org/la-cumbre-amazonica-ha-sido-el-escenario-de-propuestas-lideradas-por-los-pueblos-indigenas-para-proteger-la-amazonia%EF%BF%BC/?fbclid=IwAR0lybdYGI7wjGuKgYTZs_z4z02j_t2k3tfhBqHR6Tth-7yuJCRWHGTh7LQ

Não deixe de assistir e compartilhar a mensagem para a COICA do projeto Amazônia 2.0: