Missão Ucayali 2022 - UE e Amazônia 2.0

Em 09 e 10 de agosto de 2022, a equipe da Amazônia 2.0 acompanhou a delegação da União Europeia no Peru em uma visita ao departamento de Ucayali.

A delegação da UE incluiu: Gaspar Frontini, Embaixador, Robert Steinlechner, Chefe de Cooperação e Tatiana García, Chefe da Seção de Meio Ambiente e Mudança Climática - Cooperação. Da UICN participaram Gabriel Quijandría, Diretor do Escritório Regional para a América do Sul e Braulio Buendía, Coordenador Regional do projeto Amazônia 2.0. Também fazia parte da missão a equipe da ECO REDD, a organização implementadora do A2.0 no Peru.

Gaspar Frontini, Embaixador da União Europeia no Peru - Sede da ORAU

As atividades desta missão conjunta começaram em 9 de agosto na sede institucional da ORAU. Ali, a delegação da UE realizou uma reunião com a Organização Regional de AIDESEP de Ucayali (ORAU), onde ouviu as vozes dos representantes de diferentes comunidades sobre os contextos atuais, os desafios, a situação dos territórios e os direitos indígenas.

Naquela tarde, um evento comemorativo do Dia Internacional dos Povos Indígenas foi realizado no Hotel Manish, em Pucallpa. As seguintes pessoas fizeram parte da mesa protocolar do evento: Berlin Ríos (ORAU), Doris Novoa (ECO REDD), Noe Guadalupe (Autoridade Regional do Meio Ambiente - GOREU), Américo Torres Uncino (Presidente do Superior Tribunal de Justiça), Susana Elisa Huamán Granados (Ombudsman Office of Ucayali) e Cleofaz Quintori (Presidente da URPIA).

Tabela de protocolo, Evento do Dia dos Povos Indígenas - Pucallpa

Representantes das organizações presentes participaram da celebração e apreciaram as expressões artísticas e culturais dos talentos da região, incluindo Gasel com seu "Rap del Veedor". Como parte do evento, a equipe Amazônia 2.0 teve uma breve intervenção para mencionar a campanha #ContagemRegressiva80x25, lançada naquela mesma manhã, através das redes sociais da COICA. Da mesma forma, Gabriel Quijandría, como Diretor Regional da IUCN, reconheceu a URPIA como um novo membro da IUCN.

Rogelio Casique, monitor do Amazônia 2.0 - Santa Rosa de Dinamarca

A missão continuou no dia 10 de agosto com um "Encontro de Monitores e Defensores Indígenas de Ucayali" na Comunidade Nativa de Santa Rosa de Dinamarca. A reunião permitiu a socialização de experiências e propostas de monitores e defensores indígenas em relação ao manejo florestal territorial e comunitário. Também permitiu a socialização das principais contribuições da cooperação da UE através de projetos. As intervenções de Jesús Battistini e Rogelio Casique, monitores da URPIAA e CORPIAA, que foram treinados graças ao projeto Amazônia 2.0, foram particularmente dignas de nota.

A Missão da União Europeiaa Ucayali no Peru, juntamente com a UICN e o projeto Amazônia 2.0, estava cheia de troca de ideias, histórias e lições, assim como de expressões culturais e abertura ao diálogo. Visitas como esta fortalecem as relações interinstitucionais, gerando confiança e credibilidade para continuar trabalhando em conjunto com organizações indígenas em projetos que visam conservar a floresta e melhorar a qualidade de vida das comunidades. A geração de espaços de interação e empatia são fundamentais para a implementação de iniciativas ambientais e sociais como as promovidas pela União Europeiano Peru.

Assista ao vídeo que retrata os momentos mais importantes desta visita: