Lançamento da Plataforma Regional da Amazônia 2.0

 

Nos dias 27 e 28 de maio de 2021, o lançamento oficial da Plataforma Regional Amazônia 2.0 foi realizado em duas sessões virtuais abertas ao público.

Este evento foi realizado após a finalização de dois ciclos bem sucedidos de workshops de treinamento sobre o uso do GeoVisor, uma das ferramentas tecnológicas que fazem parte da Plataforma Regional A2.0. O primeiro ciclo de workshops, realizado em espanhol e português, contou com a participação de 80 pessoas, enquanto o segundo ciclo, realizado em inglês, contou com 20 participantes.

A primeira sessão do Lançamento da Plataforma Regional A2.0, realizada na quinta-feira 27 de maio, foi um evento protocolar com a presença de atores-chave do projeto, incluindo observações de Tania Ammour, Coordenadora de Programa Regional do Escritório Regional da IUCN para o México, América Central e Caribe (ORMACC), e Robert Steinlechner, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Peru.

Também incluiu uma apresentação sobre o projeto Amazônia 2.0 e o funcionamento dos diferentes componentes de sua Plataforma por Braulio Buendía, coordenador regional do projeto, e Alejandro Imbach, parte da equipe regional A2.0. Esta sessão foi assistida por mais de 200 pessoas via Zoom e Facebook Live, de mais de 15 países de origem, incluindo nossos 6 países de implementação - Colômbia, Equador, Peru, Brasil, Suriname e Guiana - e outros como Bolívia, Venezuela, Estados Unidos, alguns países da América Central e Europa, entre outros.

A segunda sessão, realizada na sexta-feira 28 de maio, foi uma Aula Magna no uso do A2.0 GeoVisor. Esta sessão durou 2 horas nas quais foram mostrados os principais usos e funções desta ferramenta livre, pública e gratuita. A aula foi ministrada por Sylvia Villacís, especialista em Sistemas de Informação Geográfica da Fundação EcoCiencia, parceira implementadora do projeto no Equador, e quem lidera a administração desta ferramenta. Mais de 160 pessoas participaram desta aula via Zoom e Facebook Live, também de mais de 15 países diferentes, incluindo pessoas de outros países da América Central, Estados Unidos e Europa, além dos países de implementação A2.0.

A Plataforma Regional Amazônia 2.0 reúne componentes sociais e tecnológicos, abertos ao uso do público em geral, e integra a metodologia de implementação do projeto, que esperamos que possa ser replicada, escalonada e utilizada por diferentes atores. Os ciclos de treinamento e o evento de lançamento virtual são parte de uma estratégia para tornar visível e compartilhar os conhecimentos e ferramentas gerados pela Amazonía 2.0, na esperança de dar sustentabilidade ao que foi alcançado.