MATERIAL DIDÁTICO PARA FORMAÇÃO REMOTA EM MONITORAMENTO TERRITORIAL COMUNITÁRIO

 

O projeto Amazônia 2.0 no Brasil, em parceria com a Comissão Pró-Índio do Acre publicou no mês de novembro um material didático para formação remota em monitoramento territorial comunitário. O material é formado por uma cartilha de três módulos e material audiovisual de apoio à capacitação remota e está disponível em português e nas línguas materna dos povos indígenas Manchineri, Jaminawa e Huni Kuin.

Os três módulos e vídeos complementares abrangem os temas Monitoramento de Base Comunitária, Governança e Gestão do Meio Ambiente e do Território e Educação Ambiental e estão disponível na Midiateca da plataforma regional A2.0 e no Google Sala de Aulas.

O curso foi desenvolvido no âmbito da cooperação com a CPI Acre em 2020, para subsidiar as ações de capacitação em campo. Com as limitações impostas pela pandemia do Covid-19 o curso foi adaptado para um material didático inovador com foco intercultural e de gênero para capacitação remota dos monitores do projeto e Agentes Agroflorestais Indígenas, iniciativa de formação coordenada pela CPI Acre. Uma vez disponibilizado, o material poderá proporcionar a um amplo público – entre indígenas, monitores, agentes, e também organizações que trabalham com o tema - o aprimoramento das capacidades técnicas de monitoramento, governança e gestão territorial.