Validação dos Indicadores de Governança Florestal no Brasil

No dia 13 de novembro, foi realizado o evento virtual “Validação dos Indicadores de Governança Florestal no âmbito do Projeto Amazônia 2.0 no Brasil” o qual contou com a presença de 14 participantes, técnicos de instituições parceiras do projeto - como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (SEMA-AC), o Ministério Público Estadual do Acre (MPC-AC), a Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC) e WWF-Brasil. 

O objetivo do evento foi reunir instituições com significativa atuação na região de intervenção do projeto Amazônia 2.0, para contribuírem com a revisão e validação da proposta de adaptação dos indicadores de governança florestal para o os territórios foco da intervenção do projeto no Brasil.  

A proposta foi adaptada da estrutura originalmente concebida pelo Programa Florestal da FAO no “Guia para a Estrutura de Avaliação e Monitoramento da Governança Florestal”. A base fundamental da estrutura são os pilares e elementos geralmente aceitos como de “boa” governança florestal, a qual está vinculada a estruturas políticas, legais, institucionais, processos de planejamento e tomada de decisão, bem como implementação, aplicação e conformidade, e cujos princípios são responsabilidade, eficácia, eficiência, imparcialidade/ equidade, participação e transparência.

Como resultado do evento, estão sendo realizadas reuniões posteriores em Grupos de Trabalhos formados durante o evento, para prosseguir com a análise e validação dos indicadores. Cada grupo é formado por duas das instituições presentes e o trabalho será desenvolvido ainda no mês de novembro.

 

Para mais informações:

Carolle Alarcon

Coordenadora Técnica A2.0 no Brasil

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.