INTERCAMBIO DE EXPERIÊNCIAS: EQUADOR - BRASIL

Em 30 de Abril de 2020, realizou-se um intercâmbio virtual das experiências de monitoramento do projeto Amazônia 2.0 entre os parceiros de execução no Equador e no Brasil. O objetivo da reunião era compartilhar informações e aprendizagens a respeito das atividades e implementação do projeto, tendo em conta a proximidade entre os objetivos de ambos os países.

O coordenador técnico do projeto, Javier Vargas (Fundación EcoCiencia), Gilberto Nenquimo (Presidente da Nacionalidade Waorani do Equador), Wareca (monitor técnico) e Aurelia (monitora técnica) participaram na reunião desde o Equador. Do Brasil, a coordenadora técnica do projeto Carla Navarro (IUCN Brasil), Ana Cláudia Salomão (técnica local), Alda Ferreira (técnica local) e Andreia Gomes (Assistente Administrativa/Financeira).

A Coordenadora do projeto no Brasil, Carla Navarro, foi a anfitriã da reunião, iniciando a conversa dando boas-vindas a todos e agradecendo por esta importante oportunidade e pelo esforço de contar com a presença dos monitores técnicos Waorani, atores locais chave para o projeto.

Como introdução ao contexto equatoriano, Gilberto, um antigo monitor técnico A2.0, fez um briefing sobre a história dos Waorani, os seus costumes e o contato recente com os colonos. Gilberto é atualmente Presidente da Nacionalidade Waorani, o que é considerado uma grande vitória para o projeto, uma vez que tem um antigo monitor, formado e qualificado na A2.0, como representante de alto nível do seu povo.

Em seguida, Javier Vargas fez uma apresentação detalhada da implementação do projeto, dando ênfase à estratégia de monitoramento no território Waorani, que utiliza uma plataforma tecnológica alimentada pelos dados recolhidos pelos monitores em campo através de um aplicativo nos seus celulares. Foram igualmente explicados os pormenores do funcionamento deste aplicativo. Os monitores técnicos, Wareca e Aurelia, falaram depois da sua experiência com o aplicativo, destacando a facilidade da mudança do papel para o celular, o que tem sido uma grande ajuda no seu trabalho.

Na segunda parte da reunião, a equipe brasileira apresentou os progressos do projeto Amazônia 2.0 no seu país. A metodologia a ser desenvolvida e a ser utilizada para o monitoramento no Brasil foi apresentada através do seu aplicativo e plataforma; e foi elogiada pelo coordenador de A2.0 no Equador. 

Como parte do encerramento, trocamos informações sobre as diferenças entre as plataformas utilizadas pelos dois países para realizar o monitoramento. Além disso, cada um dos monitores presentes na reunião falou sobre a sua experiência pessoal no projeto.

A troca virtual foi extremamente enriquecedora e permitiu a criação de novos contatos e canais de comunicação. Os participantes brasileiros expressaram que esta apresentação os motivou e gerou várias ideias para implementar o monitoramento em campo, graças ao entusiasmo e consistência demonstrados pela equipe equatoriana.