Solidariedade com os Povos Indígenas perante a COVID-19

 

No âmbito do projeto Amazônia 2.0, o escritório local ECOREDD em Atalaya (Peru), em 1º de maio, entregou cestas com itens básicos de necessidade e proteção aos líderes e monitores das organizações indígenas locais, cumprindo as normas de distanciamento e proteção no caso da pandemia.

O presidente do Coordenador Regional dos Povos Indígenas de Atalaya (CORPIAA), Professor Edwin Jumanga, agradeceu o gesto e o apoio, destacando a importância dos povos indígenas e as necessidades que demandam nesta emergência que coloca em risco sua saúde, devido à sua situação de extrema vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, convidou a equipe técnica do ECOREDD a continuar trabalhando em conjunto para reativar a economia dos povos indígenas após a COVID 19.

Braulio Buendía, participou virtualmente deste evento, ressaltando a importância dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que invocou a unidade para continuar trabalhando em conjunto e reiterou sua intenção de continuar cooperando e implementando iniciativas conjuntas com organizações e povos indígenas pós-COVID, destacando que este problema também deve ser visto como uma oportunidade para garantir a subsistência dos povos indígenas e valorizar o território e suas florestas.

Esta mesma ação será realizada com a equipe da Veeduría da organização FECONAPA e URPIA. Esperamos que outros projetos e organizações continuem aderindo à campanha de solidariedade para continuar contribuindo nestes momentos difíceis para os povos indígenas.